11 dicas para melhorar a motivação no ambiente de trabalho

  • 0
  • 27 de agosto de 2018
Equipe motivada no trabalho

Manter uma alta motivação no ambiente de trabalho não é tarefa fácil, mas pode ser garantia de um grupo de colaboradores engajados, aumentando a produtividade e a qualidade dos resultados entregues.

Diante do corre-corre diário, no entanto, você, como gestor ou empresário, já deve ter se perguntado: o que fazer para que os funcionários sejam efetivamente mais motivados para desempenharem suas tarefas?

A  resposta está na adoção de algumas medidas, até de formas simples.

É disso que vamos tratar neste artigo.

Continue lendo.

 

O que é exatamente motivação no ambiente de trabalho?

Funcionário-motivado-no-trabalho

Podemos resumir a motivação no trabalho como uma série de razões que ajudam a impulsionar as atitudes do funcionário com foco na realização eficaz das tarefas para as quais ele é designado.

A motivação é diretamente relacionada às vontades e à disposição de um colaborador com o trabalho de sua equipe e de sua empresa.

À primeira vista, o conceito de motivação pode parecer muito subjetivo, mas a verdade é que a empresa, por meio de seus gestores e também do departamento de recursos humanos, pode colocar em prática uma série de iniciativas para incentivar seus funcionários a produzirem mais e, principalmente, melhor.

 

Por que é importante motivar o funcionário?

Um funcionário motivado traz várias vantagens, como ser mais produtivo, melhorando os resultados e entregas individuais e em equipe.

Além disso, a motivação na empresa ajuda a melhorar o clima organizacional e a reter e atrair talentos.

Afinal, a motivação contagia. Uma empresa em que os trabalhadores estão contentes com o ambiente, certamente será atrativa para pessoas que estão procurando uma colocação no mercado de trabalho.

Já um colaborador com motivação baixa, além de produzir menos, pode contagiar outros colegas com este comportamento, atingindo um time ou departamento inteiro.

 

A quem cabe promover a motivação no trabalho?

A verdadeira motivação para se fazer alguma coisa deve vir de dentro da pessoa.

Ela precisa ter motivos necessários para tomar atitudes que se transformem em algo benéfico para ela mesma, para outras pessoas e para o trabalho que executa.

Porém, é cultural que as empresas instiguem os funcionários a se motivarem, tarefa que geralmente fica a delegada aos líderes de equipe.

Os gestores podem replicar e colocar em prática as boas práticas para aumentar a motivação do funcionário e incentivar isso em todas as esferas de gestão.

Normalmente, as ações de motivação podem partir do RH, da comunicação interna ou ainda de outros departamentos que têm a função de cuidar do bem-estar dos colaboradores e de aferir resultados.

 

Dicas para melhorar a motivação

Acompanhe as dicas para colocar a motivação para o trabalho em prática na sua empresa:

 

1 – Deixe claro o valor de cada funcionário

Para trabalhar motivado, o colaborador precisa ter a consciência de qual é a sua função dentro do quadro geral da organização e de como o seu trabalho impacta no resultado de toda a companhia.

Da tiazinha da limpeza ao presidente, cada um tem seu papel e precisa entender realmente a importância dele em toda a engrenagem.

Cabe aos gestores explanarem com clareza o que se espera do funcionário no dia a dia e como o resultado do seu trabalho vai contribuir para o crescimento do departamento dele e da empresa no todo.

 

2 – Treine bem os seus gestores

Treinar e dar suporte aos gestores sobre como lidar com indivíduos, equipes e metas pode fazer toda a diferença na motivação de funcionários.

Principalmente para aqueles líderes que viraram gestores por serem excelentes profissionais, mas não necessariamente tinham habilidades de liderança.

Um líder que não deixa claro o que espera dos liderados não consegue extrair o melhor de cada um. Logo, não vai conseguir motivar.

 

3 – Fique atento às necessidades dos colaboradores

Realizar pesquisas para entender o que os seus colaboradores querem e precisam é ideal para aumentar a motivação de todos.

Ainda mais nesses tempos modernos, que privilegiam a cultura do compartilhamento de ideias e de informações, é sempre saudável saber o que cada membro da empresa precisa para entregar todo o seu potencial.

O simples fato de perceber que a empresa está preocupada com o seu bem-estar, já é um impulsionador para que cada membro da equipe dê o seu melhor.

 

4 – Cuide do canal de comunicação

Gestora-conversando-com-a-equipe

Mantenha um canal de comunicação aberto entre todas as esferas da empresa.

Incentive que os colaboradores tenham liberdade para falar sobre suas necessidades com gestores, RH e outros departamentos.

Seja por meio de murais, caixas de sugestões, intranet ou diretamente com o superior, o funcionário precisa saber que há um canal direto para expor as suas insatisfações, dúvidas e até sugestões do que pode ser feito para a melhoria de suas atividades ou de outras áreas.

 

5 – Mantenha salários e benefícios compatíveis com o mercado

Um dos fatores mais importantes para a motivação é, sem dúvida, o salário e outros bônus.

Não há quem fique motivado se ganha menos para fazer o que o mercado, em geral, costuma pagar mais.

Um pacote interessante de benefícios também ajuda na atração de talentos.

 

6 – Entenda e utilize os talentos de cada um

Entender os talentos de cada colaborador vai garantir que eles sejam aplicados de maneira ideal na empresa, mantendo o funcionário motivado por alcançar os resultados e fazer o que gosta.

Não adianta forçar alguém que tem muitos talentos, mas que é introspectivo, por exemplo, a fazer apresentações na frente de outras pessoas.

Assim também como é desperdício deixar aquela pessoa que é fera em cativar os clientes fazendo relatórios sozinha em uma sala fechada.

 

7 – Metas e incentivos

Explicando-metas-ao-funcionário

Estabelecer metas claras e possíveis de serem batidas é uma maneira excelente de nortear os colaboradores e conseguir resultados.

Aqui entram os chamados KPIs (Indicadores-Chave de Performance).

É preciso que toda a equipe esteja ciente de todos os objetivos e metas e em qual prazo devem ser cumpridos. E, o principal, com a clara consciência de que é possível atingi-los.

Atrelar incentivos, que nem sempre precisam ser financeiros, ao cumprimento das metas ajuda a garantir o alcance destas.

 

8 –  Reconhecimento e feedbacks

Além dos incentivos atrelados a metas, é necessário proporcionar o feedback e o reconhecimento por parte dos gestores.

Mesmo que o feedback seja negativo, é importante para a motivação no trabalho que os colaboradores saibam como estão sendo vistos pela empresa.

O feedback ajuda o funcionário a perceber mais clara e rapidamente em que pontos está indo bem no seu trabalho e em quais precisa melhorar.

 

9- Invista em treinamentos para a equipe

Investir na formação dos funcionários é uma forma de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados.

Até mesmo quem ainda não passou pelo treinamento acaba ficando motivado por saber que há essa política na empresa.

 

10- Incentive atividades fora da empresa

Outros pontos de motivação também podem ser criados fora da empresa. Incentive e participe de encontros de funcionários como happy hours e outras integrações.

O clima agradável entre a equipe pode ajudar a manter a motivação na empresa sempre em alta.

  

11- Ofereça um ambiente agradável

Pessoas-tomando-café-na-empresa

Por fim, crie um ambiente agradável.

Invista em móveis ergonômicos e confortáveis, boa iluminação, climatização e equipamentos adequados.

Quem vai se motivar sentado em uma cadeira torta, em uma sala escura e operando um computador que trava a todo instante?

Da mesma forma, invista em um espaço de convivência, que é ideal para aqueles momentos pós-almoço e para uma pausa para o relaxamento.

Um local para o cafezinho, por exemplo, é uma boa pedida. Ali os funcionários se encontram, batem papo e interagem um pouco.

Nem precisa de alguém para ficar fazendo café a todo momento. Basta alugar uma máquina de café  espresso, dessas que cada pessoa pode escolher a bebida de sua preferência e preparar ela mesma.

 

Erros a serem evitados na motivação no ambiente de trabalho

Agora que você viu 11 super dicas para deixar seus funcionários motivados, cuide para não cometer estes erros:

  • Querer motivar apenas em situações pontuais, como em alguma campanha específica de vendas.
  • Não acompanhar se a sua política de motivação está dando resultado.
  • Definir metas inalcançáveis.
  • Repreender o funcionário em público e elogiá-lo apenas no privado.
  • Não dar feedbacks construtivos.
  • Criar ambiente de competição sem que haja igualdade de condições para todos.

 

Resultados esperados

A alta motivação no ambiente de trabalho pode ser responsável por:

Manter equipe unida

Um grupo de funcionários motivados vai trabalhar melhor em equipe. Com um clima interno agradável, o time tende a ter menos desentendimentos e chega mais cedo no resultado esperado pelo gestor e pela empresa.

Reputação da empresa na comunidade e no mercado

Funcionários motivados são a melhor propaganda que uma empresa pode querer.

Além de realizar melhor o seu próprio trabalho, os colaboradores felizes com o ambiente são os maiores divulgadores da sua marca, o que pode ajudar a atrair talentos do mercado, facilitando até o trabalho de seleção do RH.

Diminuição de faltas e licenças

O bem-estar no ambiente de trabalho pode influenciar outras esferas da vida do seu colaborador, melhorando, inclusive, o bem-estar físico e mental, a disposição e a imunidade contra doenças.

Isso significa menos faltas por problemas de saúde.

 

Conclusão

Você viu neste artigo que manter a equipe motivada não é tão difícil. Basta tomar algumas medidas relativamente simples.

O importante é que você aplique na sua empresa e monitore sempre os resultados.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e com a sua equipe de trabalho.