Parar de procrastinar: 11 dicas para você seguir e mudar sua vida

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  • 16 de janeiro de 2019
parar de procrastinar

Se você já leu e assistiu muita coisa sobre como parar de procrastinar e acha que nada funciona para o seu caso, não se preocupe, tem solução sim!

Essa palavrinha horrorosa (procrastinação) significa simplesmente aquela velha mania de deixar tarefas para depois.

Quando falamos em tarefas, isso vai desde cumprir prazos no trabalho até cuidados com a casa e a própria saúde!

Algumas pessoas procrastinam apenas em algumas áreas da vida, enquanto outras vivem no caos total por conta desse hábito terrível.

Não importa com qual grupo você se identifica, se seguir as dicas que daremos neste artigo, conseguirá reduzir bastante seu grau de procrastinação.

Confira!

parar de procrastinar

 

Afinal, o que é procrastinação?

Procrastinar significa adiar, protelar alguma coisa, deixar para depois.

A procrastinação passa a ser um problema quando o “deixar para depois” traz consequências negativas.

Por exemplo, se você procrastina no trabalho, acaba fazendo tudo na última hora e às pressas ou estoura os prazos de entrega (e em ambos os casos pode ter consequências negativas).

Ou, alguém que procrastina o check up médico por anos e acaba desenvolvendo uma doença que poderia ter sido facilmente evitada.

A procrastinação nos impede de realizar coisas grandes e pequenas em nossas vidas: desde fazer uma pós-graduação até mudar a cor da parede da sala.

Mas é preciso fazer um esclarecimento importante:

A procrastinação é um efeito, não uma causa em si.

Quais são as principais causas da procrastinação?

Você já deve ter notado que as atividades que procrastinamos geralmente envolvem certo esforço, certo? E são coisas que não nos trazem um benefício imediato.

Dificilmente alguém deixa para depois as coisas fáceis e que proporcionam prazer instantâneo, como sair para fazer compras ou comer no restaurante favorito.

Já aquelas tarefas que não trazem uma recompensa rápida tendem a ser deixadas para depois.

O medo leva à procrastinação

Além disso, o medo é um importante gatilho para a procrastinação. Medo de não saber por onde começar, de fazer mal feito e de ser julgado pelos resultados de determinada ação.

Por baixo de um comportamento procrastinador, muitas vezes está a seguinte ideia: “Já que o resultado pode ser ruim, melhor nem começar!”.

A procrastinação também tem muito a ver com evitar uma dor ou desconforto.

Por exemplo, se a pessoa sabe que aquele relatório do trabalho vai demandar horas de concentração e esforço mental, acaba arranjando uma série de desculpas para não começar.

O grande problema é que isso se torna um hábito: deixar tudo que é de alguma forma trabalhoso ou desafiador para “depois”.

As dicas a seguir vão ajudar bastante a romper esse círculo vicioso da procrastinação em todas as áreas da sua vida.

11 Dicas de como parar de procrastinar

1.Identifique as causas da sua procrastinação

Como vimos, a procrastinação é um efeito. Então, ao perceber que está adiando alguma tarefa, pare e reflita sobre o real motivo por trás disso.

Faça as seguintes perguntas:

  • Por que estou adiando isso?
  • Eu sei o que precisa ser feito?
  • Estou evitando alguma dor?
  • Do que estou com medo?
  • O que vou ganhar ao concluir essa tarefa?

Ao admitir que procrastina, você já deu o primeiro passo para superar o problema e parar de procrastinar. Se fizer essas perguntas cada vez que a vontade de deixar algo para depois surgir, estará eliminando esse hábito pela raiz pouco a pouco.

2.Identifique suas prioridades diariamente

Embora pessoas produtivas consigam realizar muito mais do que procrastinadores durante um dia, a limitação do tempo (apenas 24 horas) é uma realidade para todos

Considerando isso, é preciso estabelecer as tarefas prioritárias de cada dia, de forma realista. Não adianta fazer uma lista de atividades enorme e acabar o dia se culpando por não ter realizado nem um terço.

O importante é criar o hábito de estabelecer e cumprir metas diárias. Todo dia, ao acordar, lembre quais são suas prioridades. E comece a fazer o que precisa ser feito!

3.Divida tarefas complexas em pequenos blocos

Já que a procrastinação é um jeito de evitar uma dor ou desconforto, se a tarefa parece “pesada” demais, é bem provável que a vontade de deixar para depois surja.

Aqui a dica é identificar todas as pequenas ações que somadas levarão ao resultado final. Cada uma dessas ações deve ser encarada como uma pequena meta dentro do projeto maior.

Desse jeito, você aumenta sua motivação ao completar cada meta e consegue avançar até o objetivo final.

4. Premie-se a cada meta cumprida

Sempre que completar uma meta, seja uma tarefa inteira ou alguma de suas partes, permita-se comemorar.

Lembra-se daquele exemplo do relatório complexo que utilizamos? Ao cumprir cada etapa de sua elaboração, faça alguma coisa que lhe dê prazer. Pode ser simplesmente ir até a máquina de café  e saborear aquele cafezinho reconfortante.

5. Deixe a recompensa sempre para o final

Essa dica complementa a anterior. Quem procrastina em geral usa a desculpa de que “vou só (tomar um cafezinho, dar uma olhada no Facebook, comer alguma coisa, checar meus e-mails, a lista é longa…) e depois começo.

Sempre que pensar em usar uma desculpa para procrastinar, tente inverter a ordem. Comece logo a tarefa e transforme a desculpa em recompensa!

6. Adote o lema “(bem) feito é melhor do que perfeito”

Esse é um jeito de lidar com o medo da imperfeição que nos leva a adiar as coisas. Simplesmente comece, sabendo que você terá oportunidades de corrigir erros ao longo do processo.

Pense na sensação de culpa e todos os demais transtornos que a procrastinação vem causando em sua vida.

Você não acha que é um grande erro ter que passar por tudo isso devido a um perfeccionismo exagerado?

7. Identifique as distrações

mulher distraída com o celular

As distrações não são a causa da procrastinação e sim meios que utilizamos para fugir das tarefas que não queremos realizar por algum motivo.

Facebook, e-mails, televisão, amigos desocupados que querem conversar enquanto você está trabalhando e WhatsApp são excelentes desculpas para procrastinar.

Embora as distrações não sejam uma causa em si da procrastinação, é importante que você identifique e controle o que está drenando seu tempo e atrapalhando sua produtividade.

 

8. Cuide do seu corpo

Fica mais fácil realizar as coisas quando nos sentimos bem dispostos. E para garantir energia e disposição diariamente, você precisa proporcionar os cuidados básicos ao seu corpo.

Fazer atividade física, beber água, se alimentar bem e descansar adequadamente é fundamental para ser mais produtivo e parar de procrastinar.

Não caia no círculo vicioso de protelar os cuidados com a saúde com a desculpa da “falta de tempo”.

Isso não faz sentido, já que um corpo saudável faz seu tempo render muito mais!

 

9. Comece a praticar meditação

A procrastinação pode ser resultante de uma mente “bagunçada”, já que a confusão de pensamentos é tanta que impede a pessoa de estabelecer metas e alcançar objetivos maiores.

Aqui a meditação entra como uma espécie de “faxina mental”, que permite organizar as ideias para ser mais produtivo, além de trazer outros benefícios cientificamente comprovados.

Experimente começar do jeito mais simples: sente-se confortavelmente, relaxe seus músculos e conte cada vez que inspira e expira o ar. Faça pelo menos 5 minutos todos os dias e perceba os resultados.

 

10. Use a lei de Parkinson a seu favor

De acordo com o princípio conhecido como Lei de Parkinson, uma tarefa sempre vai consumir todo o tempo disponível para sua realização.

O que isso significa, na prática? Que se você acha que tem o dia todo para uma atividade que poderia ser realizada em duas horas, vai acabar levando o dia inteiro para terminar!

Então, comece a estabelecer prazos (realistas) para todas as suas tarefas. É claro que isso não precisa se transformar numa obsessão, mas é importante que você crie esse novo hábito e que comece a parar de procrastinar agora.

 

11. Comece a aplicar essas dicas agora!

De nada adianta ter chegado até aqui se você procrastinar a aplicação dessas dicas simples em sua vida.

O ideal é que você use todas ao mesmo tempo, mas pode ir testando uma a uma que também surgirão resultados.

A procrastinação é um hábito muito ruim que nos deixa culpados, frustrados e exaustos. Então, não tem desculpa para continuar evitando o seu próprio bem!

 

E se você conhecendo alguém que vive deixando tudo para depois, aproveite e compartilhe agora esse artigo!