Café da manhã saudável: dicas para começar bem o dia

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  • 13 de maio de 2019
café da manhã saudável

Tomar um café da manhã saudável garante que você comece o dia mais disposto e cheio de energia para enfrentar o que vier pela frente.

Porém, fica a dúvida: quais são os alimentos mais indicados para a primeira refeição do dia? E quais devem ser evitados?

Sem falar no desafio que é preparar um café saudável em pouquíssimo tempo, antes de sair para o trabalho.

Neste artigo você vai entender porque é tão importante tomar café da manhã e saber quais são os melhores e piores alimentos para consumir, mesmo nos dias mais corridos. Confira!

 

café da manha saudável

Por que é importante tomar café da manhã?

Em primeiro lugar, tomar café da manhã é importante para regular o nível de glicose no sangue, que geralmente se encontra muito baixo após várias horas de sono. Repor a glicose é necessário para que seu cérebro e músculos possam trabalhar da melhor maneira possível.

Além disso, pular o café da manhã contribui para que você exagere no almoço e demais refeições, o que pode levar ao ganho de peso.

O café da manhã (saudável) é ainda a primeira oportunidade de fornecer ao organismo doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes indispensáveis para manter sua saúde em dia.

Para quem tem uma rotina muito agitada, pular o café da manhã pode ser tentador. Ainda mais naqueles dias em que você acorda atrasado e precisa se arrumar em poucos minutos para sair de casa.

Porém, tendo em vista os benefícios que essa refeição traz (quando composta de alimentos saudáveis) cada segundo gasto em seu preparo e consumo vale a pena!

Para que fique bem claro, vamos resumir os principais motivos para não pular o café da manhã:

  • Você pode se sentir fraco e sem energia.
  • Favorece o ganho de peso, já que há uma tendência a querer compensar consumindo mais calorias nas próximas refeições.
  • Você perde a primeira oportunidade do dia de abastecer seu corpo com os nutrientes que ele precisa para funcionar bem.

 

Café da manhã saudável: o que comer?

Depois de explicar a importância de tomar café da manhã, é hora de esclarecer a principal dúvida sobre o tema: o que comer (ou não)?

 

Melhores alimentos para o café da manhã

Ovos

Ovos são ricos em proteínas, proporcionando sensação de saciedade prolongada. Logo, consumi-los no café da manhã reduz as chances de acabar “beliscando” alguma guloseima antes do almoço.

Esse alimento também é uma boa fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes que têm efeito protetor sobre a saúde ocular. Contém ainda colina, um nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro e fígado.

 

Iogurte natural

O iogurte natural é fonte de cálcio e ajuda a equilibrar a flora intestinal, o que traz diversos benefícios à saúde, incluindo evitar a prisão de ventre e fortalecer a imunidade.

Mas é importante saber escolher um iogurte natural “de verdade”, feito somente com leite e fermento lácteo, sem adição de açúcares, aromatizantes e corantes. Existe a versão integral e a desnatada, que contém menos calorias.

 

Frutas

As frutas de modo geral são excelentes fontes de vitaminas e minerais, além de muito saborosas e práticas de consumir.

Entre as melhores escolhas para o café da manhã temos: frutas vermelhas, abacaxi, abacate, limão, maçã, mamão, banana, melancia, goiaba, laranja, caju e acerola.

 

Pães e torradas integrais

Pães e torradas feitos com farinhas 100% integrais ajudam a fornecer energia ao corpo de maneira lenta e gradual, pois são fontes de carboidratos complexos, que levam mais tempo para se transformarem em glicose no sangue.

Aqui também é preciso ter cuidado e ler o rótulo dos alimentos, pois vários produtos vendidos como “integrais” contêm farinha de trigo branca em sua composição.

 

Café

O café é uma bebida excelente para começar o dia porque ajuda a melhorar o humor, o desempenho cognitivo e ainda traz outros benefícios, como reduzir o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

Na hora de adoçar, prefira os adoçantes naturais (stévia, por exemplo), mel ou açúcar mascavo, em vez do açúcar branco ou adoçante sintético. Ou se acostume a tomar café sem açúcar!

 

Alimentos que devem ser evitados

Achocolatado

O açúcar costuma ser o principal ingrediente dos achocolatados, o que os torna uma péssima escolha para o café da manhã, ainda que supostamente adicionados de “X vitaminas e minerais”.

 

Bebidas de frutas industrializadas

Os néctares e bebidas à base de frutas costumam ter baixo teor de suco natural e adição de açúcar em sua composição. O melhor é optar sempre pelas frutas in natura, inteiras.

 

Pão branco, bolos e biscoitos

O principal problema do pão branco e demais alimentos à base de farinha de trigo refinada é que eles são metabolizados rapidamente, fazendo com que você sinta fome em pouco tempo.

Sem falar que os bolos e biscoitos doces costumam conter doses altíssimas de açúcar e a pior gordura de todas: trans. Seria péssimo começar o dia bombardeando seu organismo com essa combinação!

 

Como ter um café da manhã saudável e rápido

Muitas pessoas até gostariam de tomar um café da manhã nutritivo todos os dias, mas não conseguem por falta de tempo.

A boa notícia é que existem soluções para agilizar as coisas e garantir sua dose matinal de energia e nutrição todos os dias.

A primeira dica é planejar o café da manhã na noite anterior, pois quando você já sabe o que vai comer e tem os ingredientes à mão, tudo fica mais fácil, mesmo com o tempo escasso.

Você já pode cozinhar os ovos e lavar as frutas à noite para o dia seguinte, comprar iogurte natural e pão integral para a semana toda, por exemplo.

E se não der tempo mesmo, o que fazer? Uma saída é levar algo saudável de casa ou comprar no caminho e tomar café no trabalho. Daí é só complementar com aquele cafezinho gostoso da máquina e fica tudo certo!

 

Como vimos, o café da manhã é uma refeição super importante e que quando composta dos alimentos certos traz benefícios a curto e longo prazo.

E você, conhece uma pessoa que nunca toma café da manhã? Compartilhe o artigo e mostre o que ela está perdendo!