NEWS

Coronavírus: como aproveitar o momento para repensar a empresa

  • 28 de março de 2020
novo coronavirus

A possibilidade de contágio do coronavírus mudou a rotina das empresas do país. Se por um lado isso pode assustar algumas pessoas, por outro, pode esconder diversas oportunidades de rever processos e captar novas rendas.

A pausa presencial forçada ou mesmo a redução da jornada de trabalho permite que parte do tempo seja redirecionada para análise e planejamento.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como aproveitar a quarentena para repensar a sua empresa e se fortalecer a após a crise.

Acompanhe para aprender todas.

O que é coronavírus

O coronavírus é um vírus da família das infecções respiratórias. Seu primeiro registro histórico data de 1937.

Porém, o atual surto de contágio do vírus é causado por uma nova mutação genética que desafia os cientistas.

Pouco ainda se sabe sobre o novo coronavírus. Como se trata de uma doença respiratória propagada por gotículas de saliva, seu potencial de contágio é alto.

Os primeiros casos no Brasil foram confirmados há pouco tempo. Por isso, governos estaduais e federal passaram a recomendar a adoção de algumas medidas para conter a propagação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Uma das formas de barrar a disseminação da enfermidade é o isolamento social voluntário a fim de evitar contatos pessoais próximos.

Essa tática tem forçado empresas de diversos setores a adotarem o modelo de trabalho por home office ou mesmo reduzirem a jornada do trabalhador.

Cenário

À primeira vista, parar a produção da sua empresa devido à possibilidade de Covid-19 pode parecer assustador. Afinal, ainda não se sabe como a economia irá reagir após a essas drásticas mudanças de cenário.

Contudo, este não é o momento para desespero. Mesmo que você tema pelo futuro da sua empresa, pode usar essa energia para buscar novas alternativas para crescer quando a crise passar.

Concentre suas energias em ações que irão ajudá-lo a realizar o seu propósito. Assim, você diminui as chances de se sentir desanimado ou longe de atingir os objetivos globais da sua empresa.

 

Como repensar a empresa?

Nem sempre temos tempo no dia a dia para pensarmos sobre as ações que estamos tomando. Algumas atitudes são tão naturais na nossa rotina que acabamos trabalhando no automático e refletindo pouco sobre melhorias.

O problema disso é que boas oportunidades e pontos de atenção que podem gerar riscos acabam passando despercebidos.

Momentos como estamos vivendo agora de queda nos negócios são boas oportunidades para pararmos de tratar apenas questões urgentes e voltarmos os olhos para situações importantes.

Já parou para pensar em como aproveitar melhor o período de quarentena forçada? Listamos algumas dicas que podem ser seguidas para repensar a sua empresa e se fortalecer para novos desafios.

Saiba por onde começar:

Planejamento é a palavra de ordem

Se você ainda não tem um planejamento estratégico do seu negócio, é hora de criá-lo. Já quem tem, pode ter a chance de revisá-lo com bases nos desafios que já estamos enfrentando.

Levante dados sobre o seu negócio, apure o perfil dos seus clientes e esteja aberto para receber feedbacks.

Todas essas informações serão muito valiosas para mapear o cenário em que você está e traçar novas táticas para crescimento e atração de

novos talentos.

Avalie as possibilidades para não parar totalmente

Se a sua atividade permite, é uma boa hora para adotar o sistema home office.

Aliás, muitas empresas vão descobrir depois que passar a pandemia, que esta é uma ótima opção de aproveitamento dos funcionários. Ajuda a cortar custos, melhora a qualidade de vida da equipe ao fugir do estresse do trânsito e, em  muitos casos, reflete até na melhora da produtividade.

 

Entenda quem são os seus clientes

Você sabe quem são as pessoas que adquirem seus produtos ou serviços? Sabe qual é a dor que a sua marca soluciona para elas?

Faça uma análise das informações que você já tem e busque aprofundamento sobre o comportamento dos seus clientes.

Com estes dados em mãos, você poderá rever as suas estratégias de marketing e vendas e identificar novas oportunidades de negócio.

 

Cuidado com os cortes de custos

Ter um bom controle financeiro pode ajudar a preparar a sua empresa para momentos de crise, como a que estamos vivendo.

Manter os custos o mais baixo possível é sempre bom, mas muito cuidado com os cortes. Sair despedindo funcionários, cancelando contratos com fornecedores e desativando áreas importantes da empresa pode acabar prejudicando ainda mais o lado financeiro.

Pense no tempo e no dinheiro que investiu para formar e treinar a equipe, nos ajustes que conseguiu para recebimento e pagamento de insumos dos fornecedores, nas áreas que vinham funcionando muito bem dentro da empresa…

Enfim, melhor que parar com tudo, é poder renegociar, ajustar, ponderar e fazer de tudo para manter a estrutura “armada” para a volta às atividades normais, que, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer.

Agora, já imaginou ter que sair contratando depois gente despreparada? Ou abrir fornecedores do zero? Ou ainda reestruturar áreas importantes para o funcionamento do negócio?

Melhor conversar com cada área, cada pessoa, e dar um jeito de deixar todos próximos e prontos para a retomada. É muito provável que todos os envolvidos entenderão as necessidades de renegociação e de ajustes.

 

Busque novas formas de renda

Estude maneiras criativas de otimizar a sua capacidade produtiva. Analise os recursos que você tem hoje e identifique quais oportunidades você está perdendo.

Se você tem um restaurante, por exemplo, e foi forçado a fechar as portas para a clientela, pode estudar maneiras de continuar vendendo on-line. Assim, será possível minimizar os prejuízos enquanto você não retoma o funcionamento normal da casa.

Dependendo da área em que atua, pode haver a possibilidade de fazer pacotes promocionais de produtos e serviços para compras adiantadas pelos clientes.

Use a criatividade e tente adaptar o seu negócio à realidade. Sempre vai haver cliente receptivo.

 

Aproveite para se especializar

Muitos empreendedores abrem o próprio negócio por necessidade e não por oportunidade. Na maior parte desses casos, as pessoas investem suas economias no negócio e têm pouco preparo para gerir.

Se este é o seu perfil, aproveite o momento para buscar mais conhecimento e se especializar na sua área.

Cuidar da gestão de uma empresa requer conhecimento em várias áreas. Por isso, há sempre algum assunto que vale ser estudado um pouco mais.

Várias instituições de ensino estão disponibilizando cursos gratuitos on-line durante o período de quarentena.

Entre elas estão universidades renomadas como a Fundação Getulio Vargas e Harvard. Acesse os sites e escolha um dos temas para se capacitar e se preparar melhor para o dia a dia.

 

Hora de manter a calma

O constante bombardeio de novas informações sobre o coronavírus no Brasil e no mundo pode ser prejudicial à sua saúde emocional.

Mantenha-se calmo e filtre as suas fontes de informação para se manter longe das fakenews especulatórias.

Tenha em mente que esse período de queda dos negócios é só uma fase. Em breve, as pessoas voltaram a sair de casa e estarão ávidas a consumir diversos produtos e serviços.

Se você souber aproveitar essa situação da melhor maneira agora, vai se destacar entre os concorrentes após o término da crise do coronavírus.

E aí? O que achou das dicas? Entenda um pouco mais sobre a importância de dar uma pausa no trabalho.

 

Automatize o serviço de bebidas quentes da sua empresa.

Conveniência e praticidade com a mais moderna tecnologia.
Centro de Excelência em Café Espresso
Deixe que a AB Café resolva isso para você!
Conheça
Curitiba
Tv. Rodolpho Rosenau, 90
Cabral • Curitiba • Paraná • CEP 80035-235

+55 41 3254.5117

Conheça

Ponta Grossa
R. Doutor Paula Xavier, 707
Estrela • Ponta Grossa • Paraná • CEP 84040-010

+55 42 99813.1152

invente