NEWS

Importância de dar uma pausa no trabalho

  • 4 de dezembro de 2019
pausa no trabalho

 

É comum ouvir falar sobre a necessidade de aumentar a produtividade nas empresas. Porém, pouco se comenta ainda sobre a importância de dar uma pausa no trabalho para que isso aconteça.

Fazer intervalos entre a jornada de serviço é mais importante do que você pode imaginar para a sua saúde e o seu equilíbrio emocional.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e como incorporar esse hábito à sua rotina de maneira adequada.

Continue lendo para saber mais.

Pausa no trabalho

Antes de mais nada é preciso esclarecer do que se tratam os intervalos de trabalho.

Não confunda pausas com procrastinação. A ideia não é matar o tempo entre uma tarefa e outra e atrasar as entregas.

As pausas recomendadas são pequenos intervalos de até 5 minutos destinados a tarefas que podem ajudá-lo a liberar a mente da última atividade e se preparar para focar na próxima.

Ou seja, se bem praticadas, terão impacto direto na sua produtividade. O estado de atenção plena em uma tarefa permitirá que você faça mais em menos tempo. Justamente o que todos os profissionais querem, não é mesmo!?

Técnica Pomodoro

Há diversas técnicas de produtividade que dissertam sobre pausas no trabalho. Uma das mais famosas é a Pomodoro.

Essa metodologia defende que todos nós somos capazes de manter a concentração por no máximo 25 minutos seguidos. Depois disso, o foco já diminui e as chances de erro passam a ser maiores.

Portanto, o ideal é dividir a sua jornada de trabalho em atividades de 25 minutos com intervalos de 3 a 5 minutos.

O resultado esperado é mais agilidade e eficiência na entrega de projetos.

Há diversos aplicativos gratuitos que ajudam a controlar o tempo e aplicar a técnica no dia a dia. Basta encontrar o que mais lhe agrada e começar a usá-lo.

Benefícios da pausa no trabalho

Agora que você já entendeu como organizar a sua rotina em ciclos pode lhe ajudar a ser mais produtivo, está na hora de falar sobre os outros benefícios de dar uma pausa no trabalho.

Entenda o que esperar:

Menos tensão

Muitas pessoas costumam chegar ao final do dia de trabalho com dor de cabeça ou tensão nos ombros. O estresse no dia a dia acaba gerando dores pelo corpo e cansaço ao longo da semana.

Os intervalos entre a jornada são boas oportunidades para estimular o corpo, esticando braços e pernas e ativando a circulação.

Esses dois fatores são responsáveis por minimizar a tensão no organismo, provocando uma sensação de mais leveza e bem-estar no dia a dia.

Maior interação

Tomar um cafezinho nos intervalos do serviço pode ser uma boa oportunidade para interagir mais com as outras pessoas da empresa.

Aproveite esses pequenos momentos de descanso para se aproximar dos colegas e descobrir coisas em comum.

Procure saber um pouco mais sobre o trabalho do outro para compreender como as coisas se conectam e como a organização está estruturada.

Você só tem a ganhar interagindo mais com seus pares no ambiente de trabalho.

Mais criatividade

Você já deve ter passado por alguma situação na qual ficou buscando soluções e acabou sem resposta no momento. Porém, bastou entrar embaixo do chuveiro para descobrir a resposta.

Isso acontece porque manter a concentração por muito tempo em um problema pode bloquear a criatividade. Consequentemente, não permite que você encontre a solução certa naquele momento.

Portanto, se você é viciado em trabalho, é hora de se desconectar e distrair. Ter uma mente livre é o primeiro passo para ser criativo e inovador.

Mais segurança na tomada de decisão

Na correria do dia a dia, muitas vezes tomamos decisões por impulso. Esse comportamento aumenta os riscos de uma escolha errada.

Quem tem o hábito de fazer intervalos no serviço tem mais tempo para ponderar todos os ângulos de uma decisão. Consequentemente, acaba fazendo escolhas com mais assertividade e segurança.

Como organizar os intervalos da equipe

Depois de entender quais as vantagens das pausas no trabalho para a sua vida, provavelmente, você está tentado a implementar esse método no seu dia a dia, certo!?

O primeiro passo para isso é conversar com seu líder e explicar os motivos para a mudança repentina de rotina. Alguns passos podem ajudar a induzi-lo a adotar a ideia:

  • apresente dados – levante pesquisas sobre produtividade para comprovar o que você está dizendo;
  • recorra a referências – há uma grande variedade de livros, vídeos e materiais educativos a respeito de técnicas como a Pomodoro. Embase-se nesses argumentos para justificar a prática;
  • peça para que ele faça um teste – que tal estimular o seu chefe a testar as pausas no trabalho e avaliar os resultados em si próprio. Nada melhor do que uma experiência própria para entender os benefícios e os desafios no dia a dia;
  • meça os resultados – compare o seu desempenho antes e depois da adoção de intervalos no serviço. Assim, será possível mensurar a efetividade da estratégia para a sua vida e redefinir novos caminhos;
  • engaje seus colegas na proposta – já pensou em criar um time de defensores dessa prática na sua empresa!? Esse pode ser um bom caminho para ampliar o potencial de efetividade dessa técnica. Além disso, com mais colegas adeptos à nova rotina, fica mais difícil desanimar e abandonar a ideia de lado.

 

Após certificar-se de que todas as alternativas foram testadas, é hora de passar a colocar em prática o seu planejamento.

Se a adoção das pausas no trabalho será coletiva, será necessário criar uma escala para que a área não fique descoberta em nenhum horário.

Reúna-se com o seu líder e com os demais membros da equipe para discutir as particularidades de cada um e identificar qual é o melhor cronograma diário.

Assim, você conseguirá fazer os seus intervalos sem interferir na produtividade de todo o setor.

Conclusão

Neste post, contamos detalhes sobre a importância de dar uma pausa no trabalho.

A partir de agora, cabe a você aplicar todas as dicas que demos para aumentar a sua efetividade e a sua produtividade no trabalho.

Gostou das dicas? Receba mais sugestões sobre gestão no nosso blog. Acesse. 

Automatize o serviço de bebidas quentes da sua empresa.

Conveniência e praticidade com a mais moderna tecnologia.
Centro de Excelência em Café Espresso
Deixe que a AB Café resolva isso para você!
Conheça
Curitiba
Tv. Rodolpho Rosenau, 90
Cabral • Curitiba • Paraná • CEP 80035-235

+55 41 3254.5117

Conheça

Ponta Grossa
R. Doutor Paula Xavier, 707
Estrela • Ponta Grossa • Paraná • CEP 84040-010

+55 42 99813.1152

invente