NEWS

Planejamento de vida: você leva isso a sério?

  • 31 de dezembro de 2019
Planejar a vida

Fazer um planejamento de vida é algo muito mais complexo do que as famosas promessas de ano novo que você já se acostumou a fazer.

Muitas vezes, as promessas ficam só na intenção e acabam não sendo levadas realmente a sério.

É exatamente esse tipo de promessa, sem planejamento, que pode estar te impedindo de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Poucas pessoas recebem esse tipo de orientação enquanto ainda são crianças, o que resulta em adultos frustrados e conformados com qualquer coisa que lhes é apresentada.

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer o seu planejamento de vida, não apenas para 2020, mas para os próximos 5 ou 10 anos, com um passo a passo que vai te ajudar a entender e colocar tudo isso em prática.

Agora pegue seu café, e tome nota!

 

Antes de qualquer coisa, faça uma análise do ano que passou

ideia do que fazer

Entender qual é a sua situação atual é o primeiro passo para que você consiga entender para onde a sua vida pessoal e profissional está se encaminhando, e se essa direção é a que você realmente deseja.

Para fazer essa reflexão é importante que você tenha algumas premissas muito bem definidas:

  • Não carregue as coisas negativas do seu ano para o próximo ciclo;
  • Encontre o equilíbrio;
  • Seja feliz durante o ano todo.

Talvez o mais importante nesse momento de reflexão seja você entender e aceitar que o que já aconteceu precisa ficar no passado, por mais que isso seja difícil para você.

Isso não significa que você tenha que deletar da sua memória esses fatos, pois eles são importantes como experiências de vida, mas é apenas isso que eles devem ser: uma parte da sua experiência.

Caso contrário, você vai ficar sempre olhando para o passado e deixando passar oportunidades para construir um futuro muito mais interessante.

Porque eu preciso fazer meu planejamento de vida?

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.”

Provavelmente você já leu ou ouviu essa frase em vários lugares sem dar muita importância ao seu significado, mas ela cabe perfeitamente no tema desse artigo.

Porque se você não desenvolve o seu planejamento de vida para os próximos anos não terá a menor ideia de quão perto ou longe dos seus objetivos você está.

E sem essa noção, as chances de que você acabe desanimando no meio do caminho e se conforme com a sua situação atual são muito grandes.

Existe um passo a passo para fazer meu planejamento de vida?

Apesar de cada um ter suas próprias necessidades e objetivos, existem alguns passos em comum que qualquer pessoa deve seguir para fazer um bom planejamento de vida.

Veja esses passos a seguir.

 

1 – Entenda o seu momento atual

Você precisa ter muito claro o seu estágio atual para poder definir onde quer chegar.

Para entender onde você se encontra hoje você precisa ser honesto consigo mesmo sobre a situação da sua vida pessoal e profissional.

Uma boa ação para ter mais clareza sobre esse ponto é fazer uma lista de pontos positivos e negativos, assim como o que você pensa do futuro.

Assim você pode perceber de maneira mais fácil quais são as oportunidades a sua frente, bem como as ameaças que podem atrapalhar seus objetivos.

Se está em um emprego, avalie se quer continuar ou se deseja algo diferente para a sua vida.

Se tem um negócio, pare para pensar se tudo ocorreu como deveria, se não é hora de investir, de ampliar, ou de recuar e partir para outro projeto.

Na vida pessoal, repense o que aconteceu durante os últimos meses, se está feliz, se pode fazer algo para melhorar.

2 – Estipule suas metas

Depois de entender seus pontos fortes e fracos, você precisa definir onde quer chegar nos próximos anos, e isso vale tanto para a sua vida pessoal quanto para o seu emprego ou o seu negócio.

Mas é preciso cuidado na hora de definir suas metas, para não buscar coisas inalcançáveis que acabarão te desmotivando, em vez de serem o combustível para que você siga seu planejamento.

Defina metas factíveis e progressivas para que você consiga mensurar os resultados das suas ações e perceba que está cada dia mais próximo das suas metas.

 

3 – Determine o tempo para atingir essas metas

calendário de metas

Toda meta tem que ter um prazo para ser atingida, caso contrário vira apenas um desejo solto.

E quando você coloca prazos para cumprir suas metas, você se concentra muito mais em cada parte do processo, aumentando muito as chances de atingir e superar esses objetivos.

Por exemplo, defina que quer atingir tal colocação na carreira em 2 anos; que quer ampliar a empresa em 5 anos e por aí adiante.

Mas o tempo definido tem que ser bem pensado para não ser curto ou longo demais.

4 – Conheça o que te motiva

Sem uma boa motivação, dificilmente você se manterá energizado para buscar seus objetivos de vida para os próximos anos.

Por isso, é essencial que você encontre a sua motivação para colocar o seu planejamento de vida em prática.

A motivação pode estar na conquista de bem materiais ou no aprimoramento profissional, mas é importante que seja tangível para você ver a evolução em relação à conquista.

5 – Crie um plano de ação

Tudo isso não tem muita serventia se você não definir quais ações precisará realizar para tirar o seu planejamento do papel.

Criando um plano de ação você vai ter muito mais claro o momento em que cada ação deve ser realizada, sem atropelar o processo e comprometer os seus resultados.

Faça uma planilha, com o cronograma de ações divididas por semanas, de preferência. Assim, fica mais fácil acompanhar como está indo o seu plano e fazer eventuais ajustes.

No computador ou em uma agenda de papel, coloque o plano macro (por exemplo, comprar uma casa), e estipule o que é necessário para chegar lá. (por exemplo, ganhar mais, o que o obriga a mudar de emprego, a se aprimorar, a buscar novas oportunidades, a guardar dinheiro, a saber investir etc.).

Aí você coloca no cronograma as ações semanais (semana 1: começar a melhorar o conhecimento na minha área; semana 2, avaliar novas oportunidades de emprego; semana 3, estudar sobre investimentos…. e assim por diante).

 

6 – Invista em conhecimento

Dificilmente você vai conseguir atingir tudo o que definiu no seu planejamento apenas com os conhecimentos que possui hoje.

Porque certamente em alguns momentos você vai precisar de habilidades que até então não imaginava que seriam necessárias para alcançar seus objetivos.

Mas com um bom planejamento é possível mapear quais habilidades você precisa desenvolver ou adquirir, e ir em busca dessa evolução.

Além disso, quando você aprende algo novo se sente mais capaz, e isso eleva a sua autoestima, impactando diretamente na sua energia ao longo do caminho.

Portanto, dedique-se a estudar e a evoluir sempre. E nem precisa investir muito nisso, pois há milhares de cursos e conhecimento gratuitos disponíveis na internet.

7 – Acompanhe o seu progresso

Você não consegue saber se as suas ações estão dando o resultado desejado quando não acompanha a evolução do processo.

Além de ser importante para que você mantenha sua motivação e disposição em níveis elevados, ao fazer o acompanhamento passo a passo da evolução do seu plano você presta muito mais atenção em toda a jornada, e não apenas no objetivo final.

E esse estado de presença vai ser muito importante para que você perceba o seu crescimento pessoal e profissional, mesmo não alcançando aquela meta que era a mais importante do seu plano.

 

8 – Tenha um plano B

planejamento de vida

Nem sempre aquilo que planejamos acontece. Ainda mais nos tempos atuais, em que as mudanças no mundo acontecem muito rapidamente, é bom sempre ter em mente um ou mais planos paralelos em relação ao que queremos.

Pode ser que durante a jornada para a mudança de emprego você se depare com uma ótima oportunidade de ter o negócio próprio, o que o novo emprego surja, mas em outro país…. enfim, é sempre estar aberto e pronto para repensar os rumos.

 

Conclusão

Como você viu, ter um planejamento pessoal e profissional é fundamental para que você consiga conquistar todos os seus objetivos, por mais audaciosos que eles sejam.

O plano serve para todos os aspectos da vida porque ele nos guia na direção do que queremos e nos mostrar cada passo que deve ser tomado.

Acostume-se a fazer e a seguir um planejamento de vida e verá resultados impactantes na sua vida.

E agora que você tem todas essas dicas, que tal aproveitar para dedicar um tempo e construir o seu planejamento de vida para os próximos anos?

Depois deixe seu comentário aqui embaixo sobre como essas dicas foram uteis para você.

Automatize o serviço de bebidas quentes da sua empresa.

Conveniência e praticidade com a mais moderna tecnologia.
Centro de Excelência em Café Espresso
Deixe que a AB Café resolva isso para você!
Conheça
Curitiba
Tv. Rodolpho Rosenau, 90
Cabral • Curitiba • Paraná • CEP 80035-235

+55 41 3254.5117

Conheça

Ponta Grossa
R. Doutor Paula Xavier, 707
Estrela • Ponta Grossa • Paraná • CEP 84040-010

+55 42 99813.1152

invente